Subscribe:

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Programação Oficial da 253ª Festa de Nossa Senhora dos Impossíveis - 2011

10 de novembro de 2011

Algo da História do Lima

A respeito do nome de Nossa Senhora dos Impossíveis, Padre Evaldo deixa claro que Antônio de Lima não escreveu crônicas, mas na escritura de doação da meia légua de terra em 1.758, é citado seis vezes o termo: “Serra de Nossa Senhora dos Impossíveis”. Isto deixa claro que este nome provém do século 17 e 18, quando em Portugal já era comum a invocação a imagem da santa. Com isso, contesta a explicação do historiador e folclorista Câmara Cascudo quando põe a autoria da invocação em Antônio de Lima, o qual após construir uma capela na Serra, teria dito: “aí está a Igreja dos Impossíveis”. Teria colocado ali a imagem de Nossa Senhora do Rosário, com a invocação popular: de Nossa Senhora dos Impossíveis. Igualmente não satisfaz a explicação atribuída a caçadores e a supostos milagres. Ainda mais porque Pe. Evaldo Bette juntamente com Pe. Henrique Spitz encontraram na Igreja Matriz da Boa Vista em Recife, uma imagem de Nossa Senhora dos Impossíveis, invocada pelo povo com este nome, sendo a imagem idêntica à do Lima, esculpida em madeira, tendo na cabeça uma coroa de prata, a mãe apontando com a mão esquerda para seu filho que repousa sobre o seu braço direito. O menino Jesus também com a coroa de prata. De acordo com o relato do velho sacristão, a imagem teria sido trazida de Portugal no início de 1.700 para um engenho de açúcar e em 1.712 doada para a Igreja da Boa Vista.
Portanto fica evidente que tanto a invocação como a devoção a Nossa Senhora dos Impossíveis, provém de Portugal e de acordo com o Novo Testamento se fundamenta em três argumentos, explicados constantemente por Pe. Henrique aos romeiros: O primeiro impossível, Deus realizou em Maria quando a preservou do pecado desde o nascimento. Por este motivo surgiu a Festa da Imaculada Conceição. O segundo impossível: Maria é mãe de um Filho que é anterior à mãe, por ser Deus. O terceiro impossível: Maria é mãe e continua sendo virgem [Lucas, 37]. Pe. Henrique se aborrecia quando alguém dizia estar pagando promessa a Santa Rita dos Impossíveis e insistia em dizer que a santa do Lima é Nossa Senhora dos Impossíveis. No entanto, se justifica uma natural confusão na cabeça do povo, pois Santa Rita de Cássia é também chamada dos Impossíveis, por ser considerada a santa das causas impossíveis.
Pe. Henrique Spitz
"Pe. Henrique se aborrecia quando alguém dizia estar pagando promessa a Santa Rita dos Impossíveis e insistia em dizer que a santa do Lima é Nossa Senhora dos Impossíveis. No entanto, se justifica uma natural confusão na cabeça do povo, pois Santa Rita de Cássia é também chamada dos Impossíveis, por ser considerada a santa das causas impossíveis".
Por Silvano Schoenberger
Fonte: Blog A Folha Patuense
Convite
Queridos romeiros e devotos (as) de Nossa Senhora dos Impossíveis!
A Virgem Maria, ao ser contemplada com graças especiais cantou um louvor a Deus, reconhecendo a bondade do Altíssimo: “O Senhor fez em mim maravilhas, santo é o seu nome”, “doravante as gerações me chamarão bem aventurada”. Em Maria, Deus realizou o impossível; sendo criatura, gerou em seu ventre o Criador, tornando-se Mãe do próprio Deus, de Deus humanado. Aquele que crer a exemplo de Maria pode ver acontecer coisas impossíveis; pois para Deus tudo é possível
.
Peregrinos subamos a Serra do Lima, e cantemos com Maria o Magnificat ao Deus do impossível.
Bem vindos todos(as) a 253ª Festa de Nossa Senhora dos Impossíveis!
Missionários da Sagrada Família
Pe. Domingos de Sá Filho,msf
Pe. Marconi Nunes Lira,msf
Pe. George Lourenço dos Santos,msf
253ª Festa de Nossa Senhora dos Impossíveis
Tema: Maria, transformai os impossíveis
Dia 11/11/2011 - Sexta-feira
6h Alvorada festiva
19h Hasteamento das Bandeiras no Pátio do Santuário
Missa de abertura da Festa de Nossa Senhora dos Impossíveis
Dia 12/11/2011 – Sábado
19h Missa e novena em Lucrécia /RN
Noiteiros: Todos os Movimentos e Pastorais, Prefeitura e Câmara Municipal, Comércio, Escolas, Comunidades Rurais e Toda Cidade.
Dia 13/11/2011 – Domingo
7h Missa e novena no Santuário
9h Missa e novena no Santuário
16h30 Missa e novena em Rafael Godeiro/RN
19h Missa e novena em Almino Afonso/RN
Noiteiros: Todos os Movimentos e Pastorais, Prefeitura e Câmara Municipal, Comércio, Escolas, Comunidades Rurais e Toda Cidade.
Dia 14/11/2011 - Segunda-feira
19h Missa e novena em Messias Targino/RN
Noiteiros: Todos os Movimentos e Pastorais, Prefeitura e Câmara Municipal, Comércio, Escolas, Comunidades Rurais e Toda Cidade.
Dia 15/11/2011 - Terça-feira
19h Missa e novena em Olho D’Água do Borges
Noiteiros: Todos os Movimentos e Pastorais, Prefeitura e Câmara Municipal, Comércio, Escolas, Comunidades Rurais e Toda Cidade.
Dia 16/11/2011 - Quarta-feira
17h Missa e novena na capela São João Batista – Patu/RN
19h Missa e novena na capela Santa Teresinha – Patu/RN
Noiteiros: Toda a Comunidade com seus Grupos e Pastorais
Dia 17/11/2011 - Quinta-feira
19h Missa e novena na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores – Patu/RN
Noiteiros: Toda a Paróquia e Cidade de Patu
Dia 18/11/2011 - Sexta-feira
19h Missa e novena no Santuário – Serra do Lima – Patu/RN
Noiteiros: Escolas (estaduais, municipais e particulares), UERN, Apostolado da Oração, Ministros da Comunhão, Coroinhas, Pastoral do Dízimo, Pastoral Litúrgica, PASCOM, CDL, INSS, Correios, Banco do Brasil, Visão Mundial e Conselho Tutelar.
20h30 Jantar da Festa de Nossa Senhora dos Impossíveis
Música ao vivo com Ricardo
Dia 19/11/2011 – Sábado
19h Missa e novena no Santuário – Serra do Lima – Patu/RN
Noiteiros: Prefeitura e Câmara Municipal, Missionários da Sagrada Família, Encontro de Casais com Cristo, Terço dos Homens, Legião de Maria, Movimento da Mãe Rainha, Renovação Carismática Católica, Promotoria Pública, Polícias Militar e Civil, Voluntários(as) do Santuário, Grupo de Amigos e Amigas do Santuário, Motoristas, Moto Taxistas, Taxistas, Rádio Educadora e Patuenses Ausentes.
20h30 Leilão beneficente
Seresta com Alexsandro Bandeira
Dia 20/11/2011 – Domingo
7h Missa e novena no Santuário
9h Missa e novena no Santuário - Visita da Imagem peregrina de Santa Luzia de Mossoró/RN.
10h30 Batizados
19h Missa e novena no Santuário
Noiteiros: Encontro de Casais com Cristo, Catequese, Pastoral da Juventude, Grupo de Idosos, Motoclube Impossíveis do Asfalto, Motociclistas, Blogueiros, Comunidades Rurais, Diocese de Santa Luzia de Mossoró, Romeiros e Devotos de Nossa Senhora dos Impossíveis.
20h30 Jantar e Seresta com Ivanildo di Natal
Dia 21/11/2011 - Segunda-feira
Solenidade de Nossa Senhora dos Impossíveis
6h Alvorada festiva
7h Procissão com a imagem de Nossa Senhora dos Impossíveis, saindo da Igreja Matriz de Patu em direção ao Santuário.
9h Missa Solene de Nossa Senhora dos Impossíveis
10h30 Descerramento das Bandeiras
11h Batizados
12h Almoço Festivo no Refeitório do Santuário
Sistema de Comunicação da Festa de Nossa Senhora dos Impossíveis - 2011
Transmissão das Novenas no Santuário
WebRádio Santuário - O Ponto alto da FÉ.
FM - 87,9 Educadora Patuense
WebRádio Boa Semente - Almino Afonso/RN
Rádio Rural de Mossoró